Internet no Brasil é um lixo! Brazilian Internet sucks!

Posted: June 20, 2014 in tudo o que eu amo
Tags: , , , , ,

This post is only for Brazilian readers. It is about the problems that Internet users face in Brazil, with operators stealing speed, applying traffic shaping and protecting themselves through lax laws to harm consumers by offering a poor quality service at excessively high prices. Currently, I am facing problems in my connection, with constant falls of sign, slowness and the disregard of the operator Oi formerly known as Telemar. This post has some tips for Internet users in Brazil can defend themselves from these corrupt companies: Oi and NET. You can use Google Chrome to translate this post into your language. I think it can be useful.

Se você é um leitor brasileiro e está enfrentando problemas com a sua Internet e principalmente se é assinante Oi Velox ou NET Vírtua, leia atentamente este post até o final.

Dicas para não se deixar roubar pelas operadoras de Internet

Em um país falido e fudido como o Brasil em que porra nenhuma funciona – faltam escolas, as pessoas morrem nas filas dos hospitais sem receber atendimento, os transportes públicos são sucateados, caros e precários, não temos segurança pública e não temos políticos honestos, mas temos dinheiro para hospedar uma copa do mundo e uma Olimpíada – como esperar que os serviços de telecomunicações funcionem???

Nossos serviços de telefonia são uns dos mais caros e ineficientes do planeta. A nossa Internet é uma das piores e mais caras do mundo. Isso é fato. A média global é de 3.7 mb, enquanto no Brasil ela não passa de 2.7 mb. Pode parecer pouco mas isso coloca o Brasil na 84ª posição em uma lista de 138 países. O país com o melhor desempenho é a Coréia do Sul com uma média de 22.1 mb. Como esperar que empresas falidas e picaretas como Oi, Claro, Vivo, NET ou TIM possam oferecer serviços decentes se não têm a estrutura mínima para atender a demanda de usuários? O que podemos esperar de agências reguladoras como a ANATEL que na minha opinião são meros cabides de emprego para as putas e os cunhados de políticos influentes?

O que fazer se a lei das telecomunicações em vez de proteger os usuários defende os interesses das operadoras? Praticamente nada. Desde o início, acesso à Internet não é considerado serviço essencial, então você pode esperar sentado pelos prazos de reparo que variam de 24h, 48h a sete dias, e continuar com a sua Internet na UTI até aparecer um técnico interessado em resolver o problema. Além do fato de que a maioria desses profissionais serem terceirizados, sabe-se lá o grau de instrução e quais cursos eles fizeram antes de prestarem serviços junto às operadoras.

Além disso, a lei obriga as operadoras a oferecer o mínimo de 60 por cento da velocidade contratada. Ou seja, se você assina um plano de 5 mb como eu, e se a empresa quiser, ela pode te dar apenas 3.20 mb e mandar você se fuder porque ela está dentro da lei. Além disso, existem outros subterfúgios para que as operadoras te roubem, que vai das condições climáticas (chuva então, nem pensar) ao plano geográfico que liga a central da operadora até a sua casa. Isso permite que as operadoras justifiquem as constantes quedas de sinal por causa de chuva (é fácil culpar São Pedro quando não se tem competência ou interesse em prestar um serviço decente) e as oscilações na velocidade de acordo com os obstáculos como postes, ruas, morros, prédios e emendas. Para uma velocidade ser considerada ideal, o assinante deve estar a menos de 1.5 km da central. Mais do que isso, a empresa não se responsabiliza.

Se mesmo com tudo isso dito, você ainda quer reclamar, espere sentado até conseguir falar com um atendente. Ele vai te deixar na linha, bater papo com os colegas e fazer barulho no teclado para fingir que está verificando sua reclamação. A desculpa é sempre o sistema que não pode localizar o problema, o sistema está lento ou ele não consegue localizar a ferramenta que poderia ajudar no seu caso.

O que você pode fazer? Entrar na Justiça, entrar com um processo no PROCON ou entrar com uma queixa na ANATEL pelo telefone 1331. Você pode também monitorar seu acesso à Internet. Já que você pode estar sendo roubado e com certeza está, você pode pelo menos saber o quanto as operadoras estão te roubando.

Thomson-tg-508Se você é um infeliz que como eu é assinante do Velox e usa um modem como esse da imagem ao lado, você pode acessar o firmware dele digitando no seu navegador o IP 192.168.1.1 e verificar suas configurações de sinal.

Digite o IP para acessar o firmware do seu modem:

ip-modem

No menu à esquerda, clique onde tem CONEXÃO DE BANDA LARGA.

1

Clique depois em Conexão DSL e verifique se os valores que você recebe estão de acordo com o seu plano:

2

No alto, tem Visão Geral, Configurar e Detalhes. Clique em Detalhes para visualizar todas as informações sobre o seu sinal.

3

Entre as informações que variam do Tempo de conexão (quanto tempo você está conectado), e Modulação (informa o tipo de conexão e pode variar de acordo com seu plano), é importante verificar sempre os valores de Banda, Atenuação de Linha e Margem SR/SNR:

4

Banda (Up/Down) diz quanto você está recebendo de velocidade de upload (sua velocidade de envio de dados) e download (sua velocidade para baixar dados). Na imagem, aparenta está conectado com um plano de 2 mb de DOWNLOAD pois os valores são por volta de 2200 kbps.

Isso é muito importante: Atenuação da Linha e Margem SR ou SN, medidos em decibéis, informam se a sua linha está dentro do padrão exigido para o serviço e livre de interferências ou ruídos que podem prejudicar seu sinal de Internet. Atenuação é uma medida de distância entre dois pontos, ou seja, quanto mais longe da central maior a sua atenuação. Os valores devem ser sempre menores do que 30 db para a Atenuação de Linha.

Margem SR ou Margem de Ruído é a relação sinal-ruído que compara o nível de um sinal desejado com o nível do ruído de fundo. Quanto mais alto for a relação sinal-ruído, menor é o efeito do ruído de fundo sobre a detecção ou medição do sinal e responde diretamente pela sua qualidade. Em outras palavras, quanto menor o sincronismo do sinal-ruido menor a qualidade do sinal. Por isso, os valores de Margem devem sempre ser maiores do que 9 db. Fatores que podem influenciar nessa relação são fios emendados, conectores ou tomadas enferrujadas.

Confira a relação distância-ruído conforme alguns planos abaixo:

1mb
SINAL RUIDO 22 Minimo Aceitável
ATENUAÇÃO Máximo 50 Aceitável

2mb
SINAL RUIDO 13 Minimo Aceitável
ATENUAÇÃO Máximo 50 Aceitável

5mb
SINAL RUIDO 13 Minimo Aceitável – Meu 26.5 / 30.0 (média considerada ideal é 26 db, e em casos raros entre 30 e 35 db)
ATENUAÇÃO Máximo 46 Aceitável – Meu 8.1 / 12.6 (considerada ideal 12 db)

10mb
SINAL RUIDO 16 Minimo Aceitável
ATENUAÇÃO Máximo 32 Aceitável

No caso do meu modem, um THOMSON TG508, exceto pelo fato de eu assinar 5 mb e estar recebendo apenas 4 mb de download, os valores de atenuação e margem estão muito bons, o que prova que não há nenhum problema com relação à minha linha e que todo o problema está na central da Oi. A empresa deliberadamente reduziu a minha velocidade de acesso. Os valores mostrados aqui foram obtidos no site Info.

Você pode tentar mudar a modulação e tentar melhorar a qualidade do sinal, de acordo com o plano que você assina. Vá em Configurar dentro da tela de Conexão DSL e selecione apenas uma das opções de acordo com o seu plano.

dsl-1

Se você assina um plano de 5 mb marque apenas a opção de modulação G.992.1 (G.DMT), mas se você assina um plano de 10 mb ou mais, marque apenas a opção G.992.5 (ADSL2+). Clique em Aplicar e espere o modem reiniciar para ver se mudou algo. As melhoras são mínimas, mas é uma tentativa. Os prints de tela foram obtidos no site de um técnico da Oi Velox: http://www.dicasparainternet.com.br/.

Como existem variações entre os modelos de modem, eu fiz um print do meu próprio modem TG508 abaixo:

dsl-2

NET Vírtua e o inferno do traffic shaping

Fique sempre atento às empresas que praticam traffic shaping. A NET que oferece o famigerado Vírtua, é a campeã brasileira de traffic shaping. Isso significa que ela monitora sua conexão e sabe o que você anda fazendo, que sites acessa e que conteúdo está baixando. Isso permite que a empresa regule a sua velocidade de download de acordo com o uso que você faz da sua Internet. Se você baixa muitos arquivos de áudio e vídeo, com certeza a velocidade com que você baixa esses arquivos está sendo reduzida pela empresa para que não sobrecarregue o sistema deles. Saiba mais sobre as falcatruas da NET Vírtua no YouTube:

Canal do otário:

Traffic shaping:

Sorria! A Oi está te espionando!

Outro cuidado importante é verificar se a operadora não está te espionando. A Oi é a campeã em espionar seus usuários, através de cookies que se instalam nos seus navegadores e registram todo o seu histórico. Esses cookies (o mais conhecido é o Oix.net) capturam seus dados de navegação no momento em que você tenta acessar um determinado site (Orkut, Facebook, YouTube, RedTube, qualquer um) e os envia para o servidor da empresa. Lá, eles são registrados com dia, hora e site que você acessou, e assim a empresa pode usar ou repassar esses dados para seus parceiros oferecerem produtos de acordo com os sites que você acessa. Quem garante que suas senhas de sites e serviços também não estão sendo gravados? Leia mais sobre o Oix.net aqui.

Até um tempo atrás, a Oi tinha lançado o famigerado Navegador, um programa semelhante a um navegador comum, mas que capturava seus dados e os armazenava no servidor da empresa com o propósito descrito acima. O CGI (Comitê Gestor de Internet do Brasil) proibiu o uso desse aplicativo por considerar crime de espionagem e você pode ler toda a Resolução do CGI aqui. A Oi foi obrigada a remover o navegador de seus servidores, mas isso não impediu a empresa de continuar te espionando. Além do Oix.net que é fornecido para a Oi por uma empresa de espionagem banida de praticamente todos os países do mundo – a Phorm -, a Oi ainda tem o maldito buscador dnserros.oi que se esconde em todos os navegadores e registra seus acessos ou oferece o buscador dela quando você tenta acessar um site que não existe, por exemplo:

http://oi-velox-eh-uma-merda.com.br

Ao dar Enter, vai aparecer a tela do buscador da Oi em um endereço parecido com esse em um link assim:

dnserros-2É o espião da Oi capturando seus dados de navegação da mesma forma que funcionava com o Oix.net, só que o Oix.net capturava seus dados de navegação, armazenava os dados no servidor da Oi e redirecionava você para o endereço que você digitou, tão rápido que você quase não tinha tempo de perceber o endereço de redirecionamento com algo assim http : // oix . net na janelinha de endereço do seu navegador.

caminhoVocê tem Oi Velox? Então já sabe que além de ser roubado por essa empresa picareta, você está sendo espionado constantemente. Como bloquear esses malditos espiões da Oi?

Pode parecer complicado, mas é simples. Não importa, se é Xp, Vista, Windows 7 ou Windows 8 (eu vou usar meu XP até o resto da minha vida se eu puder). Basta editar o arquivo hosts dentro da pasta de sistema do seu Windows, pelo caminho a seguir:

WINDOWS -> System 32 -> drivers -> etc

Na pasta etc existe um arquivo chamado hosts. Copie esse arquivo e cole na sua área de trabalho. Abra ele usando o bloco de notas, e acrescente essas linhas após a última linha onde tem o seu dns que por padrão é algo como na imagem na linha grifada 127.0.0.1 local host:

hosts

Digite as urls que você quer bloquear zerando seus números assim 0.0.0.0 seguido da url dos mesmos conforme na imagem acima.

O meu hosts está bloqueando todos os epiões da Oi que já flagrei nos meus computadores. Após editar, atualize essa cópia do arquivo hosts na Área de Trabalho. Depois copie ela para dentro da pasta etc substituindo o arquivo hosts original por esse.

Confira o bloqueio do site espião da Oi:

dnserrosoi

Guarde o arquivo hosts original caso alguma coisa saia errada e faça uma cópia do arquivo hosts editado caso precise formatar seu computador. Sempre que notar alguma atividade estranha como um link de redirecionamento quando você digita algum endereço de site, tecle ESC para interromper o carregamento desse link, copie e analise a URL estranha, pesquise no Google e em caso de dúvida, acrescente ela à lista de links zerados no seu arquivo hosts.

Isso não evita que eles te espionem, mas impede que os dados que eles roubam de você chegue até o servidor das empresas. O mesmo artifício vale para qualquer site que você queira bloquear. Se quiser que seus filhos parem de acessar o RedTube por exemplo, Facebook ou o que quer que seja, basta bloquear o site da mesma forma e salvar o arquivo hosts atualizado. Não precisa reiniciar a máquina. Se você quiser acessar o RedTube de novo, basta remover a respectiva linha de bloqueio do site no arquivo hosts:

zerando-dns

Teste a sua velocidade

Não importa se você é assinante de Internet por 3G, 4G, cabo, linha telefônica ou rádio. Você vai ser roubado, prejudicado e enganado mais cedo ou mais tarde por qualquer operadora brasileira. A diferença é saber o quanto elas estão te roubando e o quanto você pode lutar contra lei brasileira que as protege. Faça verificações do seu sinal regularmente. As empresas têm a obrigação de oferecer um serviço o mais próximo da velocidade contratada ou o mínimo de 60 por cento. Há vários sites com velocímetros hábeis para medir com exatidão o seu sinal de Internet:

Speed Test: http://speedtest.net. O mais confiável e acessado medidor de velocidade do mundo, usado por profissionais de TI e empresas. É o que eu uso o tempo todo.

Velocímetro da RJ Net: Em duas versões, a moderna e mais confiável, e a antiga, capaz de medir até velocidades de acesso discado:
http://www.rjnet.com.br/1velocimetro.php
http://www.rjnet.com.br/3velocimetro.php

Speed Test Copel: http://speedtest.copel.net/. Utiliza a mesma tecnologia que o Speed Test, o que o torna bastante confiável.

Brasil Banda Larga: http://www.brasilbandalarga.com.br/. Não recomendo, porque sempre entra em conflito com algumas versões de Java instaladas no seu computador, além de ser muito lento.

Minha Conexão: http://www.minhaconexao.com.br/. Eficiente, rápido e fornece informações adicionais sobre os testes.

Eu estou cansado de engolir esse lixo que as operadoras enfiam pela nossa goela abaixo. Eu vou ficar fora da net por um tempo, até normalizar a minha conexão ou tentar um outro meio para resolver o problema. Espero ter ajudado. Abraços.

mk

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s